RASTREABILIDADE


SERIALIZAÇÃO - CONTROLE - ORIGEM - LOGÍSTICA

Rastreabilidade é o sistema de controle de produtos e documentos que controla todas as etapas do processo produtivo e do ciclo de vida destes produtos, desde as matérias primas até o produto final e seu uso ou descarte pelo consumidor.

Rastreabilidade de Medicamentos

Da Linha de Produção ao Consumidor Final, a Rastreabilidade de Produtos, em Tempo Real.

 

Simples, Prático e Econômico. (conforme o SNCM implementado pela resolução 319/2019 da ANVISA).

O projeto de rastreabilidade de medicamentos está presente na legislação brasileira desde 2009 (lei 11.903, de 2009, que implementou o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos - SNCM), com sucessivas tentativas de implementação por parte da ANVISA.

 

Infelizmente, mais de 15 anos depois da publicação da lei, ainda não temos o sistema implementado no Brasil. Contudo, a Dotter Brasil permanece presente no cenário regulatório com suas soluções Seguras e Economicamente viáveis.

 

Atualmente, fornecemos sistemas de BULA DIGITAL para diversas indústrias farmacêuticas, em conformidade com a RDC 885, de 10 de Julho de 2024, que implementa o projeto piloto de bula digital.

 

Rastreabilidade AGRO

Possibilitar consumidores, compradores, usuários leigos e aos próprios fabricantes, através de aplicativos “Scanner” leitores de “QR Code” adquiridos e/ou contidos em aparelhos celulares, sejam capazes desde antes da 1ª abertura da embalagem identificar informações de segurança do produto inseridas pelo fabricante através da tampa para bombona.

A rastreabilidade de produtos do agronegócio (sejam defensivos agrícolas, produtos agropecuários ou mesmo insumos) é outro projeto que demanda tecnologia em sistemas, processos, software e hardware específicos.

 

Empresas como a Raízen investem pesadamente em soluções para a rastreabilidade.

A rastreabilidade é o processo de registro de dados históricos de produtos e documentos.

 

Na era digital, é fundamental o registro e controle de produtos e documentos, garantindo a segurança e confiabilidade de informações ao longo de toda a cadeia de fornecimento e em diversos outros setores.

 

Através de tecnologias inovadoras, como serialização, agregação, registro de dados e consulta em tempo real, consumidores, empresas e órgãos regulatórios podem ter acesso a informações precisas e transparentes sobre a origem, o histórico e a movimentação de produtos e documentos.

 

Uso de Etiquetas QRCode para a rastreabilidade de produtos.

Serialização:

A atribuição de um código único e identificável a cada item, seja sequencial ou aleatório, numérico ou alfanumérico, permite o rastreamento individualizado desde a produção até o consumo final.

 

Essa individualização facilita o controle de qualidade, a identificação de produtos falsificados e a retirada de produtos do mercado em caso de problemas.

 

Serializar itens pode ser um desafio operacional. Contudo, é possível fazê-lo com o uso de etiquetas adesivas de segurança (como Etiquetas VOID e Selos Holográficos), rótulos personalizados com dados variáveis ou, ainda, através de impressão em linha de produção com impressoras industriais inkjet ou laser.

 

A serialização é fundamental para identificar determinado produto durante o processo de fabricação, ao longo de todo o processo produtivo, até o produto final. Ela é o primeiro passo (e mais simples) para implementar um sistema de rastreabilidade.

 

 

*****

 

DICA IMPORTANTE

 

Comece SIMPLES, mas comece! Se tudo parecer muito complicado, inicie seu projeto implementando a serialização de seus produtos ou documentos, usando etiquetas de rastreabilidade.

 

*****

 

Agregação:

A agrupção de itens em unidades maiores facilita a gestão e o rastreamento de grandes volumes de produtos.

 

Essa técnica é útil para rastrear lotes de produtos, identificar produtos com características semelhantes e realizar recalls de forma direcionada.

 

Tecnologias de Sistemas de Visão e Realidade Aumentada permitem que os operadores executem e controlem o processo de agregação de forma natural, produtiva e segura.

 

 

 

 

Registro de dados: A armazenagem de informações relevantes sobre o ciclo de vida do produto, como data de produção, origem dos materiais, lote, destino e histórico de movimentação, garante a rastreabilidade completa.

 

O controle de transferência de custódia ou propriedade registra a mudança de posse do produto ao longo da cadeia de fornecimento, aumentando a segurança e a transparência.

 

Consulta de dados: A qualquer hora, em qualquer lugar e em tempo real, qualquer pessoa com um dispositivo conectado à internet pode acessar as informações do produto ou documento através de um código QR Code ou Datamatrix.

 

Essa acessibilidade facilita a verificação da autenticidade do produto, a consulta de informações sobre sua origem e histórico, e a detecção de falsificações, contribuindo de forma importante para o controle da qualidade do produto.

 

Códigos QR Code e Datamatrix: Esses códigos bidimensionais armazenam grande quantidade de informações em um espaço reduzido, facilitando a leitura e o acesso aos dados do produto.

 

O QR Code é mais conhecido e de fácil leitura por smartphones, enquanto o Datamatrix é mais compacto e ideal para produtos com pouco espaço.

 

Inserir códigos QRCode ou Datamatrix em rótulos, etiquetas de segurança ou mesmo em embalagens de produto e embalagens de transporte é uma estratégia simples e efetiva para a implantação de sistemas de rastreabilidade.

 

Tecnologia RFID: A radiofrequência permite a identificação de produtos à distância, sem a necessidade de contato visual. Essa tecnologia é útil para automatizar processos de logística e controle de estoque, mas apresenta limitações de alcance, custo e vulnerabilidade a interferências.

 

Criptografia e Blockchain: A tecnologia TraxSecur utiliza criptografia para garantir a autenticidade e inviolabilidade dos dados armazenados nos códigos bidimensionais, criando um "blockchain gráfico" que registra todas as transações e garante a rastreabilidade completa do produto.

 

Inteligência Artificial: A IA atua como um auditor autônomo, monitorando o sistema de rastreabilidade em tempo real para detectar inconsistências, comportamentos suspeitos e potenciais fraudes.

 

A Inteligência Artifical pode analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e emitir alertas em caso de anomalias, aumentando a segurança e a confiabilidade da rastreabilidade.

SAC de Inteligência Artificial

A Dotter Brasil atua fortemente junto a parceiros com a GS1 Brasil para desenvolver e aprimorar o ambiente de rastreabilidade de produtos e documentos no Brasil.

 

Além dos sistemas de software e hardware, com tecnologia proprietária e patentes requeridas, a Dotter também oferece soluções em etiquetas de rastreabilidade utilizando diversas tecnologias como: lacres void, lacres casca de ovo, selos holográficos e fitas lacre de segurança.