Rastreabilidade Robusta e à Prova de Falhas
A serialização é um processo fundamental para garantir a rastreabilidade de produtos, componentes, processos e outros elementos em diversas áreas. Ela consiste na atribuição de um código único e inequívoco a cada item, permitindo a identificação precisa e o acompanhamento de seu histórico ao longo de toda a cadeia de valor.
Os fundamentos da serialização datam da antiguidade, com o uso de marcas e símbolos para identificar animais, peças e outros objetos. Ao longo da história, diversos métodos foram utilizados para serialização, como números sequenciais, códigos de barras, códigos QR Code, Datamatrix e radiofrequência (RFID).
Na era digital, a serialização assume uma importância ainda maior. Com o crescimento do comércio eletrônico, da indústria 4.0 e da Internet das Coisas (IoT), a necessidade de rastreabilidade precisa e confiável se torna cada vez mais crucial.
A dinâmica das vendas online (e-commerce) e dos meios de pagamento digitais (em especial dos Códigos PIX, amplamente utilizados em vendas presenciais e online no Brasil) traz desafios de autenticação de recebimentos que demandam elementos de Autenticidade e Rastreabilidade, particularmente a Serialização Segura é elemento essencial para a confirmação de pagamentos e a gestão das transações comerciais.
Conclusão:
A serialização segura é uma ferramenta essencial para garantir a rastreabilidade, a segurança e a confiabilidade de produtos, processos e outros elementos em diversos setores. Através da atribuição de códigos únicos e aleatórios, é possível garantir a identificação precisa, o acompanhamento histórico e a proteção contra fraudes e adulterações. A escolha da serialização segura é um investimento que garante a qualidade, a segurança e a confiabilidade em diversos setores da economia.
Com as tecnologias de dispositivos móveis, computadores e a própria internet (com wifi, 4G e 5G), nossa vida tornou-se uma grande “teia” de comunicação tecnológica que permite identificar pessoas, lugares e objetos de forma instantânea.
Os sistemas de rastreabilidade utilizam toda esta infraestrutura à serviço da segurança e qualidade dos processos logísticos, além da proteção ao consumidor.
Estes sistemas permitem que o vendor registre a condição dos produtos e suas embalagens no momento em que os remete, além de poder acompanhar a identidade das pessoas e empresas que detém a custódia do item durante todo o trajeto (inclusive com geolocalização), até a confirmação da entrega ao consumidor final.
Conclusão
As empresas de e-commerce devem inserir as questões de Autenticidade, Rastreabilidade e Inviolabilidade de seus produtos e remessas na pauta diária de suas operações de vendas online e respectivos processos logísticos.
Desta forma, estarão proporcionando uma excelente experiência de compra aos seus clientes, reduzindo custos com eventuais fraudes e aumentando a credibilidade e a boa reputação junto a consumidores e parceiros de negócios.